English (United Kingdom)Português


Ergonometria

A ergonomia é uma ciência que estuda como uma pessoa deve se posicionar em relação a um sistema. As cadeiras ergonômicas constituem um equipamento que ajudam a se posicionar melhor no seu ambiente de trabalho. Para tal as nossas cadeiras são concebidas seguindo as normas internacionais permitindo que se movimente de forma a se adequar ao utilizador.

Como a Ergonometria Pode Ajudar Nos Negócios

As pequenas empresas começam a descobrir as vantagens de investir em produtos ergonômicos, como suportes para pés, cadeiras e tapetes antifadiga. Entre os benefícios estão à saúde do funcionário e o aumento de produtividade.

Como Aproveitar os benefícios da Ergonomia

Cuidar do bem-estar do funcionário significa ganho de produtividade para a empresa.
Ficar em frente ao computador por muito tempo, atender aos clientes em pé ou Ficar a operar uma caixa registradora o dia todo são atitudes comuns no mercado de trabalho. Esses são apenas alguns exemplos de funções em que o funcionário, na maioria das vezes, sente dores localizadas, além do cansaço de estar na mesma posição por muito tempo. Com o objetivo de aliviar esses problemas, a ergonomia ganha espaço e passa a figurar como solução importante nas empresas. “A ergonomia trabalha com o esforço físico e mental, traz soluções para um melhor desempenho do funcionário, aumentando assim sua produtividade”, afirma o engenheiro Osny Telles Orselli, da Brás Bolden Ergonomics.

Mas, segundo ele, de nada adianta investir em equipamentos como cadeiras, apoiadores de pés e bancos de altura reguláveis, sem oferecer o mínimo de treinamento ao funcionário. “O investimento não funciona se não for acompanhada por postura correta, ginástica, pausas durante o trabalho e bons hábitos fora da empresa”, diz. Para ele, uma solução ao pequeno empresário que não tem verba para patrocinar esse tipo de treinamento é procurar entidades e sindicatos que subsidiem as palestras de esclarecimento. Outra dica para os pequenos é não se preocuparem, ao mesmo tempo, resolver 100% dos problemas. Ele pode começar trocando uma cadeira, depois comprar um apoiador de pé e assim por diante.

Dicas de ergonometria:

• Manter a altura da mesa de trabalho igual a do cotovelo do usuário na posição sentada.
• A altura da cadeira deve permitir que os joelhos fiquem dobrados em 90º com os pés apoiados no chão.
• O encosto da cadeira deve estar no início da região dorsal, apoiando a região lombar sem pressioná-la.
• Se a cadeira não possuir apoio para os braços, a mesa deve ter espaço para apoiá-los.
• Os olhos do usuário de computador devem estar a no mínimo 30 cm do monitor, sendo que o ideal é 65cm.

 

Questões

1- Cite 3 dicas para combater a ergonometria ?
* A altura da cadeira deve permitir que os joelhos fiquem dobrados em 90º com os pés apoiados no chão.
* Os olhos do usuário de computador devem estar a no mínimo 30 cm do monitor, sendo que o ideal é 65cm.
* Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente,mantendo a curvatura natural da coluna lombar.

2- O que é recomendado, quanto à ergonometria ?
Imposição de limites de horas diárias de uso do computador e de vídeo games; instrução quanto à correta postura (manter intervalos de dez minutos alternados com alongamento e relaxamento dos braços, punhos, mãos e, principalmente, da coluna). 1